Estudar no estrangeiro é uma oportunidade única de crescimento pessoal e académico, mas também exige uma preparação logística e financeira, para que tudo corra de forma positiva e que os imprevistos (que os há sempre) sejam controlados… Por isso, a gestão financeira terá de ser rigorosa, com os pais a incutir nos filhos uma maior responsabilização e até prudência.
Se tem um filho prestes a partir para esta nova etapa internacional (ou se está a planear a sua própria aventura académica fora de Portugal), siga esta check-list financeira prática e completa, com tudo o que precisa de saber antes de fazer as malas.
Cuidados a ter e o que evitar
- Deve fazer uma gestão de dinheiro rigorosa: evite gastar mais do que o planeado.
- Segurança financeira: manter um controlo rigoroso das despesas, preferindo métodos de pagamento seguros.
- Fraudes online: estar atento a esquemas suspeitos, especialmente ao usar cartões ou transferências online.
- Documentação: guardar cópias de documentos importantes, como passaporte, carta de condução, seguros e comprovativos de pagamento, sempre que achar que se justifica.
Definir um orçamento mensal realista
Antes de partir, o primeiro passo é perceber quanto vai custar viver no país de destino e estabelecer um orçamento mensal detalhado. Cada cidade tem um custo de vida diferente, por isso, vale a pena pesquisar preços e organizar uma estimativa de gastos que incluam:
- Alojamento: custos com renda ou no alojamento universitário;
- Alimentação: refeições diárias em casa ou fora e compras no supermercado;
- Transportes: passe de transportes públicos ou outros tipos de deslocações;
- Propinas: taxas académicas obrigatórias;
- Material escolar: livros, fotocópias, cadernos de apontamentos, lápis, canetas, post-its…;
- Lazer: saídas com amigos a bares, discotecas, jantares, atividades culturais e desportivas;
- Despesas imprevistas: Compra de roupa, de utensílios inesperados para casa, etc…
E não se esqueça que criar um orçamento ajuda a evitar gastos impulsivos e dá um maior controlo no orçamento. Uma boa prática é criar uma reserva de emergência equivalente a pelo menos três meses de despesas, para cobrir imprevistos.
Seguro de saúde e de viagem
Verifique se o estudante está abrangido por um seguro europeu de saúde. É importante que nesta experiência seja feito um seguro de saúde internacional que cubra despesas médicas, repatriamento e eventuais acidentes. Verifique se, caso precise de usar o seguro e tenha de recorrer a um hospital público ou privado, este inclui cobertura para o país de destino e se cobre situações de emergência. É fundamental contratar um seguro de viagem.
Abrir uma conta bancária no país de destino (se necessário)
Algumas universidades pedem uma conta local para tratar do pagamento de propinas, alojamento ou bolsas. Informe-se sobre os requisitos e leve consigo os documentos necessários (como comprovativo de matrícula, passaporte e NIF), pois é muito pouco provável que tenha uma conta no país onde o aluno vai fazer o curso.
Trocar moeda com antecedência
Antes de partir, informe-se sobre a moeda local e as taxas de câmbio. Se o país de destino não pertence à Zona Euro, será necessário levar moeda local. Evite trocar dinheiro em locais não autorizados ou cambistas informais, para evitar prejuízos. Trocar euros com antecedência na Unicâmbio é uma forma segura de evitar taxas elevadas no destino. Através do nosso serviço de reserva online, pode garantir a moeda que precisa e levantá-la no balcão mais conveniente.
Use a wallet Unimoney
As carteiras digitais (wallet money) são opções práticas e seguras, que permitem controlar os gastos, evitar o uso excessivo de dinheiro em espécie e reduzir riscos de fraude. Para quem vai estar longe de casa durante vários meses, ter um cartão pré-pago como a Unimoney facilita a gestão das despesas. É ideal para estudantes que ainda estão a ganhar autonomia financeira, é seguro, prático e permite:
- Fazer compras online ou em lojas físicas;
- Levantar dinheiro em caixas multibanco no estrangeiro;
- Carregar em euros e converter noutras moedas;
- Controlar os gastos em tempo real.
Escolher a melhor forma de enviar dinheiro
Durante a estadia, poderá haver necessidade de enviar ou receber dinheiro com regularidade. A Unicâmbio oferece o serviço Western Union, que permite fazer transferências internacionais de forma rápida, segura e simples — tanto online como em balcões físicos .
Fomentar a literacia financeira
Esta é também uma boa oportunidade para incentivar hábitos saudáveis de gestão financeira. Falar sobre poupança, planeamento e controlo de gastos pode fazer toda a diferença na experiência do estudante. Na Unicâmbio, acompanhamos as famílias nas grandes decisões da vida. Disponibilizamos soluções práticas para quem vai viver no estrangeiro, como:
· Câmbio de moedas ;
· Unimoney ;
· Transferências internacionais Western Union ;
· Atendimento personalizado em mais de 80 balcões, espalhados por todo o país.
Visite-nos ou contacte-nos online . Estamos aqui para ajudar nesta nova etapa com confiança, segurança e soluções pensadas para si.