Não é por acaso que se diz que o saber não ocupa lugar. É sempre um investimento garantido.
Em crianças pequenas, o mais entusiasmante pode ser rever os amigos ou conhecer novos companheiros. Na verdade, isto acontece em todas as idades, dos mais pequenos aos universitários. E, claro, o material escolar também é motivo de alegria. Conte com a Unicâmbio para esta nova etapa. Leia as nossas dicas e ajude o pequeno aprendiz lá de casa a entrar com o pé direito.
Um regresso às aulas ecológico
Antes de mais, reutilizar é a melhor forma de ecologia. Caso tenha filhos mais velhos, verifique se não há materiais que estejam em boas condições para continuar a ser utilizados. Isto é válido, por exemplo, para os marcadores, canetas, lápis e afias. E até para os livros. Há vários programas de trocas de livros e também um plano nacional de manuais gratuitos. Certifique-se, porém, de que está tudo em perfeitas condições para ser utilizado pelo seu pequeno aprendiz.
É claro que vai ter de comprar algumas coisas, até devido ao sentido de pertença. Mochilas e estojos são exemplos de itens que as crianças gostam de estrear.
Na hora de fazer compras, e atempadamente, compare preços. Uma tabela é uma boa forma de o fazer. Esta comparação pode fazer toda a diferença no seu orçamento para este reinício de ano escolar. Percorra as grandes superfícies – se não tiver tempo ou paciência, pode sempre recorrer aos sites para se organizar.
Não exclua, à partida, as pequenas papelarias de bairro. Podem ter preços bastante vantajosos. E, atenção, não necessita de comprar todo o material logo no início do ano escolar. Muitas vezes, é apenas depois do princípio das aulas que os professores dão indicações aos alunos dos materiais que vão ser necessários ao longo do ano. Este tempo também lhe permitirá compartimentar os seus gastos.
Já sabemos, para os mais crescidos, além do material habitualmente necessário para a escola, por vezes, é também necessário equipamento informático: calculadoras quase profissionais, computadores, telemóveis, em alguns casos.
Se o esforço for feito por fases, torna-se mais fácil. Sobretudo quando se fala de filhos mais velhos, com necessidades ainda maiores e mais específicas de material, como os jovens que frequentam o ensino secundário ou a universidade.
Conte connosco em todo este processo. Na Unicâmbio encontra as melhores respostas para o seu financiamento, através das soluções de Crédito Pessoal BBVA. Ajude o seu filho a entrar nesta nova fase com entusiasmo. Informe-se, também, num dos balcões Unicâmbio disponíveis de Norte a Sul do país.
Regresso às aulas com mais espaço
Que tal mudar o visual do quarto do seu filho? Ao contrário do que acontece com os adultos, as crianças e jovens costumam passar bastante tempo nos seus quartos. Por isso, são o seu espaço por excelência, onde são reis e senhores das suas fantasias. Isso inclui o lugar onde vão estudar. Organize o seu pequeno escritório e não se esqueça de tornar tudo acessível. É importante que o pequeno se sinta o dono do seu espaço.
A palavra-chave para esta nova etapa é a motivação. E o lugar muitas vezes ajuda a definir as nossas emoções e o nosso conforto em relação ao que nos acontece ao longo do dia. Se necessário, que tal pintar o quarto, mudar a mobília, e criar até um espaço dedicado à leitura, a ouvir música e ao relaxamento? Criar bons hábitos começa desde bem pequenino.
Para dar uma nova vida ao quarto do seu filho, a Unicâmbio tem várias soluções de Crédito Pessoal BBVA à medida do seu orçamento. Informe-se, igualmente, num dos balcões Unicâmbio disponíveis de Norte a Sul do país.
Ano novo, roupa nova
Uma experiência que irá, de certeza, animar o seu pequeno aluno é o momento de comprar roupas novas. Reserve um dia e leve-o a lojas previamente definidas por si. Com o orçamento também definido logo à partida, claro.
Acredite: comprar roupa com o seu filho para estrear vai fazê-lo sentir-se importante e mais confiante. Afinal, é de uma nova etapa da sua vida que se trata. Ajude-o também a escolher, mas oiça as suas preferências. É fundamental que se sinta bem e confortável. Tenha também atenção ao clima da época. As aulas começam no início do outono, por isso, convém que, de alguma forma, as roupas possam adaptar-se. Além disso, as crianças crescem muito rápido. Talvez faça sentido comprar um número acima para servir mais tempo.
Por último, neste departamento, não se esqueça da importância da qualidade das roupas. Muitas vezes, parece compensar comprar mais barato, mas, na prática, acaba por ficar mais caro, porque volta a ter de abrir os cordões à bolsa. Caso tenha crianças mais novas, também não se esqueça de escrever os nomes nas etiquetas. Os mais pequenos são especialistas em perder roupa.
Vai ter, também, de investir no equipamento que o seu mais que tudo vai necessitar para a prática de desportos como a ginástica ou a natação.
Se no início do ano letivo precisar de um investimento maior para comprar roupa e equipamento desportivo para o seu filho, a Unicâmbio tem várias soluções de Crédito Pessoal BBVA à sua medida. Por isso, informe-se melhor num dos balcões Unicâmbio disponíveis de Norte a Sul do país.
Regresso às atividades bem organizado
O tempo é fundamental para um bom regresso às aulas. A azáfama do dia-a-dia pode deixar todos stressados. Por isso, ainda antes de começar o ano escolar, comece a organizar horários para depois tudo decorrer de forma mais natural. Por exemplo, pode começar a deitar as crianças um pouco mais cedo, progressivamente, para não ser difícil.
Na organização dos horários, não pense apenas no tempo dedicado ao estudo. As refeições devem acontecer com calma e alegria e tem de haver tempo para a brincadeira.
Com o início das novas rotinas, é importante não descurar a organização dos horários e do tempo que terá para levar os mais pequenos às atividades extracurriculares. Normalmente, estas ocupam bastante as crianças e acarretam novas despesas para si.
Estas despesas extra não têm de ser uma preocupação. Ajude o seu filho a desenvolver as suas aptidões, por isso, consulte a Unicâmbio, que tem várias soluções de Crédito Pessoal BBVA à sua medida. Informe-se num dos balcões Unicâmbio disponíveis de Norte a Sul do país.
Começar com tranquilidade
Este é um ponto fundamental: há momentos na vida que nos parecem bons e tranquilos, mas criam ansiedade nas crianças. Começar requer sempre algum esforço. Regressar às aulas ou iniciar novos ciclos pode ser um desses momentos. Principalmente se vão mudar de escola, de ciclo ou de turma.
Pode, por exemplo, falar-lhes das suas próprias experiências para eles saberem que não estão sozinhos. Encha-os de entusiasmo para este tempo de oportunidades que se aproxima.
Observe e tente ouvir os seus filhos, para entender se há algum pormenor que os preocupa, se se sentem ansiosos ou com medo. O ioga e a meditação são, cada vez mais, alternativas usadas, assim como, em caso de necessidade, o recurso a um psicólogo.
Para não se sentir retraído perante estas eventuais despesas, a Unicâmbio tem várias soluções de Crédito Pessoal BBVA à medida do seu orçamento. Consulte todas as informações num dos balcões Unicâmbio disponíveis de Norte a Sul do país.
A Unicâmbio deseja a todos um excelente regresso às aulas, cheio de sucesso e
oportunidades. Sobretudo com muita alegria e diversão.