Combate à inflação: Saiba como poupar em tempos difíceis
Num momento em que vemos sistematicamente os preços dos bens e serviços aumentar sem dar tréguas é muito importante adotar estratégias que lhe confiram alguma tranquilidade e equilíbrio no que respeita ao seu orçamento familiar.
De forma sucinta, a inflação corresponde ao aumento do preço dos produtos que tem mesmo de comprar durante o mês, sejam eles alimentação, vestuário ou combustíveis. Planear é a palavra de ordem, mas há várias mudanças que se pode fazer no dia-a-dia, para que os impactos do aumento dos preços consigam atenuar os efeitos nocivos que isso pode desencadear no seu quotidiano.
A Unicâmbio apresenta-lhe um conjunto de sugestões que visam atenuar e amenizar as suas despesas correntes, para que não haja uma perda substancial do poder de compra e para que consiga manter as suas poupanças.
1. Atualize o orçamento familiar disponível
Numa altura em que assistimos a uma avalanche da subida de preços de bens e serviços, é crucial que proteja a saúde financeira da sua família. Aponte todos os gastos do seu agregado familiar de forma detalhada de forma que consiga compreender quais as despesas fixas e variáveis que estão subjacentes durante todo o mês, conseguindo deste ter uma perceção mais clara de onde e como pode economizar no seu dia-a-dia. Analise os montantes alocados a cada aspeto dos seus gastos e elabore um plano orçamental mensal adequado ao contexto atual, considerando quais os bens e serviços nos quais precisa aumentar os gastos e quais são os que pode reduzir substancialmente a compra/aquisição.
2. Redefina a sua estratégia de compras mensais
Há várias estratégias que pode adotar para otimizar a sua ida às compras e que vão ajudá-lo a poupar nas compras do supermercado. É neste sentido que as pesquisas da comparação de preços entre grandes superfícies comerciais tornam-se ferramentas indispensáveis para lutar contra a inflação. Informe-se antecipadamente sobre os preços, promoções, cupões de desconto e pesquise se as opções de compra habituais podem ser substituídas por opções mais em conta. Um truque que lhe sugerimos é verificar o preço por unidade, litro ou quilo de modo a compreender qual a versão mais em conta na escolha e aquisição de cada produto.
3. Tenha um fundo de emergência
Um dos primeiros passos a tomar na hora de começar a poupar é pensar no curto prazo (3 meses), médio prazo (6 a 12 meses) e no longo prazo (mais de 12 meses). Este dinheiro que poupar nestes períodos é o chamado fundo de emergência, que só deve ser usado em casos estritamente necessários. O principal objetivo desta poupança é que não seja gasto em compras supérfluas, mas sim em emergências.
A Unicâmbio sugere que todos os meses dispense uma percentagem do seu ordenado líquido para este fim, preferencialmente numa conta exclusivamente destinada a este objetivo de poupança. Idealmente, esta poupança deve corresponder a seis ou mais meses de salário, que poderá usar para se prevenir e fazer face a situações inesperadas.
4. Venda bens que não usa/necessita e que estão valorizados
Uma das estratégias que poderá adotar para aumentar o seu orçamento familiar disponível é desfazer-se de bens que não usa regularmente e que no mercado regular são valorizados, como o exemplo do ouro. Tem em casa joias que não usa e acredita que valem um bom dinheiro? Se está a pensar desfazer-se delas para suportar uma despesa inesperada, recorra à Unicâmbio. Oferecemos aos nossos clientes as melhores e mais justas avaliações do mercado, com avaliação das suas peças de forma gratuita e sem obrigatoriedade de venda. Os princípios da confiança, credibilidade, confidencialidade e segurança são desde sempre os nossos valores e são também a base deste serviço. A Unicâmbio dispõe de um serviço de compra de ouro, quer as peças estejam em bom estado ou danificadas. Para mais informações consulte os nossos comerciais junto nos balcões autorizados da rede da Unicâmbio.
Num momento em que o poder de compra está comprometido, as poupanças são vistas como um balão de oxigénio. As suas poupanças podem ajudar a atravessar este período de inflação generalizada, aliando-as a uma maior consciencialização dos gastos. É hora de repensar alguns hábitos de consumo!
Conhecidas as nossas sugestões de poupança, pode sempre contactar-nos para mais esclarecimentos de questões sobre os nossos produtos e serviços através dos nossos balcões de atendimento ou formulário de contacto.