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Política de Privacidade

A Unicâmbio respeita a privacidade dos seus clientes e fornecedores. Esta Política de Privacidade descreve quem somos, para que finalidades podemos usar os seus dados, como os tratamos, com quem os partilhamos, durante quanto tempo os conservamos, bem como as formas de entrar em contacto connosco e de exercer os seus direitos.

Ocasionalmente, a Unicâmbio atualizará esta Política de Privacidade. Solicitamos-lhe que reveja periodicamente este documento para se manter atualizado.

Última atualização: Março de 2024

Os seus dados serão tratados pela Unicâmbio-Instituição de Pagamento, S.A., pessoa coletiva n.º502870206, com sede na Rua C, Edifício N124, 5 Piso, 1700-008, Lisboa, Portugal, doravante “Unicâmbio” ou “nós”. Esta sociedade é responsável pelo tratamento de dados pessoais na aceção do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.
Para as questões relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais deverá contatar o nosso Encarregado da Proteção de Dados através dos seguintes meios:

 
O tratamento de dados pessoais corresponde a uma operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais por meios manuais ou automatizados, que incluem a recolha, armazenamento, utilização, cópia e transferência.

A Unicâmbio trata os seus dados pessoais, de forma lícita, leal e transparente e com finalidades específicas, conforme descrito nas seguintes secções:

Finalidades Descritivo
Gestão de clientes, potenciais clientes e prestação dos serviços. O tratamento dos seus dados é necessário para a prestação dos serviços, a execução do contrato a celebrar entre si e a Unicâmbio, ou para a realização de diligências pré-contratuais a seu pedido. Caso não disponibilize os seus dados não poderemos prestar-lhe os serviços solicitados ou contratados.
Os seus dados serão conservados para esta finalidade durante 10 anos, salvo nos casos em exista uma ação judicial, a informação e documentos relativos ao litígio podem ser conservados enquanto a ação judicial está pendente.
Os dados pessoais de clientes poderão ser tratados pela Unicâmbiocom a finalidade de gestão de contencioso. O fundamento jurídico é a existência de um interesse legítimo por parte da Unicâmbioe os dados serão conservados pelo período necessário ao exercício dos respetivos direitos.
Obrigações legais e regulamentares
 
O tratamento dos seus dados será efetuado para cumprimento dos deveres legais regulamentares, de âmbito nacional e europeu, que regulam a atividade financeira, nomeadamente:
·        O regime de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo (PBCFT);
·        A legislação relativa à proteção de Dados Pessoais;
·        Requisitos relativos à obrigatoriedade da adoção de medidas de segurança nas instalações e demais obrigações regulamentares a que também está obrigada;
·        Obrigações Fiscais e contabilísticas; Cumprimento de obrigações legais e regulamentares
Os seus dados serão conservados para estas finalidades durante os prazos de legais (e.g. de 7 anos ou 7 anos após o término na relação contratual no âmbito do regime de PBCFT), ou para o cumprimento de outros prazos legais aplicáveis.
Abertura e gestão de contas de pagamento Recolha e registo de dados dos titulares para abertura de conta de pagamento, alteração de titulares e respetivos dados, ou emissão de extratos transacionais.
Os seus dados serão conservados para o cumprimento dos prazos legais aplicáveis.
Adesão e gestão de serviços relacionados com canais eletrónicos (App Unimoney) Adesão a canais eletrónicos (e.g. conta de pagamento Unimoney, centro de contactos), gestão de credenciais de acesso, personalização dos canais, ou ativação e desativação de serviços relacionados.
Os seus dados serão conservados para o cumprimento dos prazos legais aplicáveis.
Marketing e Análise de perfis de consumo. A Unicâmbio poderá tratar os seus dados para lhe enviar informações sobre os seus produtos e serviços, assim como a analise das suas preferências e criação de perfil de consumo, podendo oferecer-lhe produtos e serviços à sua medida. Estes tratamentos de dados serão realizados apenas com o seu consentimento, prestado quando aderir aos nossos serviços. Caso consinta, receberá comunicações de marketing através de e-mail e/ou SMS. A não disponibilização dos seus dados pessoais (nome, e-mail ou Telemóvel) impossibilita a empresa de lhe enviar comunicações comerciais.
Poderá a qualquer momento se opor a este tratamento de dados.
Os seus dados serão conservados para esta finalidade durante 1 ano após a respetiva comunicação.
Gestão de reclamações, reportes de incidentes e contactos recebidos pela Unicâmbio
 
Pode remeter-nos, através dos endereços de e-mail  predefinidos  ou dos contatos telefónicos existentes, sugestões ou reclamações relativas aos serviços prestados pela Unicâmbio ou reportes de incidentes que efetue. Pode ainda exercer o seu direito de queixa através do livro de reclamações disponível na rede de Balcões.
A Unicâmbiorecolhe os seus dados para analisar e resolver a situação subjacente à sua sugestão ou reclamação ou incidente.
 Os seus dados pessoais serão tratados com base nos interesses legítimos da Unicâmbioe no seu consentimento.
Os seus dados serão conservados para esta finalidade durante o tempo necessário à resolução da sua questão, e prazo legal de 5 anos.
Gestão de fornecedores O tratamento dos seus dados é necessário para a execução do contrato a celebrar entre si e a Unicâmbio, ou para a realização de diligências pré-contratuais a seu pedido. Caso não disponibilize os seus dados não poderemos cumprir as obrigações contratuais assumidas
Os seus dados serão conservados para esta finalidade durante 1 ano após a cessação do contrato.
Os dados pessoais de fornecedores poderão ser tratados pela Unicâmbiocom a finalidade de gestão de contencioso. O fundamento jurídico é a existência de um interesse legítimo por parte da Empresa e os dados serão conservados pelo período necessário ao exercício dos respetivos direitos.
Os dados dos fornecedores da Unicâmbio, em particular de colaboradores, poderão ser comunicados aos clientes da Unicâmbio para cumprimento de obrigações legais ou contratuais.
Segurança de pessoas e bens Utilização de um sistema de videovigilância e controlo de acessos, da rede de balcões e Sede da Unicâmbio, com a finalidade de proteção de pessoas e bens e à prevenção da prática de crimes, permitindo a recolha de prova. Conforme previsto na Lei n.º 34/2013, de 16 de maio, e sucessivas alterações, o sistema de CCTV garante a identificação de pessoas, abrangendo as zonas de atendimento ao público, de guarda de valores e de cofres, dispensadores de dinheiro ou caixas automáticas (quando aplicável), e, controlo de acesso e permanência às respetivas áreas.
Gravação de chamadas e videoconferência A Unicâmbio efetua o tratamento de dados na gravação de chamadas/videochamadas como meio de prova de informações ou instruções transmitidas no contexto de uma relação pré-contractual (e.g. comprovação de identidade do titular) ou instruções transmitidas no contexto de uma relação contratual (e.g. alteração ou processamento de ordens de pagamento);
Gravação de chamadas para avaliação e monitorização da qualidade de serviço prestado.

Para as diversas finalidades a Unicâmbio realiza o tratamento dos dados pessoais que estão sujeitos a obtenção do consentimento prévio, expresso, por escrito, oralmente ou através de ação explícita, informada, livre e para fins especificados e, ainda para o cumprimento de deveres legais a Unicâmbio encontra-se obrigada a esse tratamento estando expressamente autorizada por Lei. No caso de não existir consentimento neste último caso, os serviços poderão não ser-lhe prestados. 
Os seus dados pessoais podem ser partilhados:

- No âmbito do grupo empresarial Unicâmbio.  Poderá dar-se o caso de os seus dados serem transmitidos entre empresas do grupo de modo a serem disponibilizados serviços conexos com o inicialmente contratado com a Unicâmbio.

- Terceiros prestadores de serviços Unicâmbio. Se é o nosso cliente ou fornecedor, os seus dados pessoais poderão ser tratados por empresas subcontratadas pela Unicâmbio, nomeadamente para o alojamento de sítio web, correio eletrónico, gestão de software, gestão de base de dados, gestão de arquivo documental, Parceiros comerciais, Agentes ou Promotores, Intermediários e correspondentes. São fornecidas a estas empresas apenas os dados pessoais necessários para a prestação do serviço em causa.

Principais prestadores de serviços da Unicâmbio, nomeadamente:

Entidade Serviço
NOS Comunicações, S.A. Serviço de Suporte e alojamento de dados
LOQR, S.A. Atividades dos serviços de tecnologia da informação Serviço de Due Diligence e videoconferência
Codeware, S.A. Atividades dos serviços de tecnologia da informação
FINPAY Technology - Sistemas e Inovação, Lda Atividades dos serviços de tecnologia da informação
DBS - Digital Banking Solutions Portugal, Unipessoal Lda Atividades dos serviços de tecnologia da informação
Talkdesk Atividades dos serviços de tecnologia da informação de centro de contatos e serviço Cloud de alojamento de gravações de chamadas.

Os dados pessoais poderão ainda ser acedidos por externos ao Grupo Unicâmbio, entidades reguladoras e, no decurso de uma investigação, denúncia ou procedimento, para Organismos Públicos, ao Tribunal e às Forças de Segurança, com a garantia de que os mesmos serão mantidos confidenciais e não serão utilizados para outras finalidades.

A Unicâmbio a atuar em regime de Agência:

Regime de subcontratação Para o serviço de transferência fundos, prestado pela Unicâmbio, o responsável pelo tratamento é a Western Union Payment Services Irland Limited (WUPSIL) atuando a Unicâmbio enquanto agente direto. Para consultar a Política de Privacidade da WUPSIL, pode fazê-lo (AQUI). Para exercer os seus direitos, queira contatar a Western Union através do número 0080026438750 ou através do website www.westernunion.pt. Também pode contatar o Encarregado de Proteção de Dados da Western Union através do e-mail privacy@westernunion.com.

Transferência de dados internacional
 
Transferência de dados internacional Os dados de voz são transferidos para fora o espaço europeu, em concreto para o Estados Unidos da América. O prestador de serviços de tecnologia da informação de centro de contatos e serviço Cloud de alojamento de gravações de chamadas encontra-se devidamente avaliado e cumpre os requisitos e clausulas contratuais definidas pela União Europeia.
Os seus restantes dados serão tratados dentro do espaço da União Europeia.
A qualquer momento, pode solicitar-nos:
  • O acesso à informação que mantemos sobre si;
  • A retificação da informação caso esteja inexata ou incompleta;
  • O apagamento ou a limitação do tratamento dos seus dados pessoais;
  • Se o tratamento depender do seu consentimento ou acordo e esse for efetuado por meios automatizados, tem direito ao envio dos dados pessoais anteriormente fornecidos, de forma estruturada, comummente utilizada e num formato informaticamente legível.
 
Os seus pedidos serão tratados com especial cuidado, de forma a, que possamos assegurar a eficácia dos seus direitos. Poderá ser-lhe pedido que faça prova da sua identidade de modo a assegurar que a partilha dos dados pessoais é apenas feita com o seu titular.

Deve ter presente que em certos casos (por exemplo, devido a requisitos legais) o seu pedido não poderá ser imediatamente satisfeito.

De qualquer modo, será informado das medidas tomadas nesse sentido, no prazo de um mês a partir do momento em que o pedido for efetuado.

Tem ainda o direito de apresentar uma reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) https://www.cnpd.pt/.

Direito de acesso

O titular dos dados pessoais tem o direito a obter da Unicâmbioa confirmação de que os dados que lhe digam respeito são ou não objeto de tratamento e, se for o caso, de aceder aos seus dados pessoais e aceder às informações previstas na lei.

Direito de retificação

O titular dos dados pessoais tem o direito de obter da empresa da Unicâmbio, sem demora injustificada, a retificação dos dados inexatos ou incompletos que lhe digam respeito.

Direito ao apagamento dos dados (“direito a ser esquecido”)

O titular dos dados pessoais tem o direito de obter da Unicâmbioo apagamento dos seus dados, sem demora injustificada, e esta tem a obrigação de apagar os dados pessoais, sem demora injustificada, quando se aplique, designadamente, um dos seguintes motivos:
  1. Os dados pessoais deixaram de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento;
  2. O titular retirou o seu consentimento para o tratamento de dados (nos casos em que o tratamento é baseado no consentimento) e não existir outro fundamento para o referido tratamento;
  3. O titular opõe-se ao tratamento e não existem interesses legítimos prevalecentes que justifiquem o tratamento;
Direito à limitação do tratamento

O titular dos dados tem o direito de obter da Unicâmbio a limitação do tratamento, se se aplicar, designadamente, uma das seguintes situações:
  1. Contestar a exatidão dos dados pessoais, durante um período que permita à Unicâmbioverificar a sua exatidão;
  2. O tratamento de dados for lícito e o titular dos dados se opuser ao apagamento dos dados pessoais e solicitar, em contrapartida, a limitação da sua utilização;
  3. A UNICÂMBIO já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados são requeridos pelo titular para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial;
  4. Se tiver oposto ao tratamento, até se verificar que os motivos legítimos do responsável pelo tratamento prevalecem sobre os do titular dos dados.
Direito de portabilidade dos dados

Se o tratamento depender do consentimento do titular dos dados e esse consentimento tiver sido prestado por meios automatizados, o titular dos dados tem o direito a receber os dados pessoais que lhe digam respeito e que tenha fornecido à Unicâmbio num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática.

Direito de oposição

Nos casos em que o tratamento de dados for efetuado para efeito dos interesses legítimos prosseguidos pela UNICÂMBIO; ou 2) o tratamento de dados for efetuado para efeitos de marketing direto ou 3) definição de perfis, pode ainda, a qualquer altura, opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais.
Se o consentimento for legalmente necessário para o tratamento de dados pessoais o titular dos dados tem o direito de retirar consentimento em qualquer altura, embora esse direito não comprometa a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado nem o tratamento posterior dos mesmos dados, baseado noutra base legal, como é o caso do cumprimento do contrato ou da obrigação legal a que a UNICÂMBIOesteja sujeita.

Caso pretenda retirar o seu consentimento ou o exercício destes direitos, pode solicitar junto de qualquer balcão de Rede Unicâmbio, ou através dos contatos de correio eletrónico: info@unicambio.pt.
Para prestar um melhor serviço ao utilizador, utilizamos cookies, ou seja, pequenos ficheiros de texto que são guardados no dispositivo do utilizador (computador, telemóvel, tablet,) pelo servidor de páginas Web (browser).

Esta tecnologia é utilizada pela UNICÂMBIO principalmente para:
  • Permitir-nos saber quem são os nossos visitantes e, desta forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;
  • Conhecer o desempenho dos nossos sites e perspetivar a sua atualização e melhoria indo ao encontro das expectativas dos nossos clientes. A cada visitante corresponde um cookie individual, garantindo desta forma a privacidade e a segurança dos dados. A apresentação dos dados estatísticos é feita de uma forma agregada, não permitindo a identificação do visitante individualmente.
A Unicâmbio adota medidas técnicas e organizativas adequadas para garantir a proteção dos dados contra a destruição acidental ou ilícita, a perda acidental, a alteração, a difusão ou o acesso não autorizado, bem como contra quaisquer outras formas de tratamento ilícito de dados pessoais.

Dispomos ainda de um conjunto de tecnologias para a proteção dos dados pessoais fornecidos pelos nossos clientes quanto a práticas ilícitas desenvolvidas através do acesso, utilização ou divulgação não autorizadas desses mesmos dados.

Sendo necessário este tipo de proteção temos por exemplo, ao armazenamento dos referidos dados pessoais em bases de dados de acesso restrito. Em simultâneo, asseguramos que os dados pessoais armazenados se encontram protegidos por via, nomeadamente, de encriptação de dados, firewall e antivírus entre outras medidas.
Se permanecer com alguma dúvida relativamente ao tratamento dos seus dados pessoais, ou pretender exercer algum dos seus direitos, por favor contacte-nos:

Endereço Contatos:
Unicâmbio – Instituição de Pagamento S.A.
Aeroporto de Lisboa Rua C, Edifício Nº 124 - 5º Piso, 1700 - 008 - Lisboa
Correio eletrónico: dpo@unicambio.pt
 

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Última atualização: Março de 2024.
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