Linha de Apoio: 800 50 60 66 das 9h00 às 19h00
Nossos Balcões

Trocar euro por dólar: saiba tudo!

2021-07-30
Vai viajar e precisa de levar dólares? Então este artigo é para si! O dólar é das divisas mais utilizadas e há quem diga que ter um dólar na carteira dá sorte.
Vai de férias para fora da União Europeia? Vai viajar em trabalho e precisa de levar dólares? Então este artigo é para si! O dólar é das divisas mais utilizadas no mundo e até há quem diga que ter um dólar na carteira traz sorte. Portanto, se pretende trocar os seus euros por dólares, seja qual for o motivo, aqui vamos explicar-lhe tudo o que precisa de saber.

Sabe quantas vezes pode dobrar uma nota de dólar? Esta e outras curiosidades!


Antes de passarmos à explicação sobre a troca de divisas, há algumas curiosidades que queremos partilhar consigo. Sim, já sabe que ter um dólar na carteira dá sorte e atrai riqueza, mas sabe em quantas vezes o pode dobrar? São 4 mil vezes, em dobras duplas. Resta saber se terá paciência para esta tarefa.

Mas não ficamos por aqui. Fãs da Disney, sabiam que entre 1865 e 1869 a Pocahontas esteve presente na nota de $20 dólares? Foi a primeira mulher a aparecer!

E sabia que se colocarmos todas as notas de dólar que existem no mundo em fila, conseguimos que elas deem a volta ao mundo pela linha do equador? E não é apenas uma vez, mas sim 24 vezes! Qualquer coisa como 961 800 quilómetros de notas.

E as figuras que estão presentes nas notas de dólar, conhece-as?


Todas exibem figuras de antigos presidentes dos EUA, como George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln, Andrew Jackson, Ulysses S. Grant e Benjamin Franklin, e do primeiro secretário do Tesouro Alexander Hamilton.
 

Vou viajar, como sei se devo levar dólares?


Existem vários destinos turísticos onde o dólar é aceite. Seja porque é a divisa oficial de um determinado país, seja porque não têm moeda própria ou simplesmente porque recebem um elevado número de turistas. Em seguida damos-lhe a conhecer todos os países que aceitam o dólar.

Países onde o dólar é a divisa oficial.


Além de ser a moeda oficial dos Estados Unidos é também a do El Salvador, Equador, Ilhas Marshall, Micronésia, Países Baixos Caribenhos, Palau, Timor-Leste e Panamá.
 

Destinos turísticos que aceitam o dólar. 


Além dos referidos, existem outros destinos deslumbrantes que, apesar de não o ter como divisa oficial, aceitam o dólar como forma de pagamento, sendo eles: Panamá, Bahamas, Camboja, Caribe e Egito. Já está a pensar no seu próximo destino?
 

Agora sim, quero trocar os meus euros por dólares.


Uma vez que já sabe algumas curiosidades sobre o dólar e os países onde é aceite, importa perceber como pode comprar esta divisa e trocar os seus euros por dólares.

Onde me devo dirigir para trocar euros por dólares?


Aos balcões Unicâmbio, disponíveis em todo o país. Veja aqui como e onde pode trocar dinheiro.
 

Posso fazer reserva antecipada? Como?


Para que possa usufruir da sua viagem tranquilamente, agora pode reservar a sua moeda atempadamente. Só precisa de preencher o formulário da Unicâmbio e aguardar o nosso contacto. Oferecemos toda a segurança e rapidez que você merece.

Faça as suas reservas de moeda estrangeira com um prazo mínimo de 2 dias úteis, de forma a garantir a disponibilidade do valor reservado. Quando se deslocar a um dos balcões da Unicâmbio, este processo demorará entre 5 a 10 minutos.
 

Que documentos devo ter?


Para efetuar um câmbio deve apresentar um dos seguintes documentos de identificação: Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade (PT) ou de qualquer país da União Europeia, Autorização de Residência de Portugal ou Passaporte.

No caso de estar a trocar dinheiro para uma pessoa coletiva, para o processamento da operação, o representante deve apresentar uma Declaração com Designação Legal da Empresa, apresentar o NIPC, autorização para representação e finalidade da transação. Deve igualmente apresentar o documento de identificação definido para as pessoas singulares.

 

Trocar euros por dólares antes da viagem ou no destino?


Quando se vai viajar é sempre muito mais conveniente fazer-se acompanhar da moeda do país de destino, tratando-se assim de um aspeto muito importante no planeamento das suas férias, viagem de negócios ou qualquer que seja o motivo da sua viagem.

Não seja apanhado desprevenido e trate de tudo antes de ir! Não perca tempo quando chegar ao país de destino e poupe dinheiro em taxas e comissões.
Conheça aqui todas as dicas que temos para viajar para fora da zona Euro.
 

Principais vantagens em levar dólares comigo.


As taxas de câmbio e a segurança. Sabia que os custos da troca de moedas de euros pela divisa do outro país são, em regra, mais baixos se a troca for feita em Portugal.
 

Se me sobrarem dólares no regresso, o que faço?


Ao regressar da viagem, se quiser comprar euros em troca dos dólares, a cotação da taxa de câmbio a utilizar será outra e mais desfavorável para si, pois existem duas taxas de câmbio: a de venda, que é superior, e a de compra, que é inferior.

Se quiser saber mais sobre câmbios, consulte o nosso artigo ‘Câmbio de dinheiro para a sua próxima viagem!’.