Linha de Apoio: 800 50 60 66 das 9h00 às 19h00
Nossos Balcões Denúncias

Guia para compras de Natal sem dores de cabeça

2021-11-12
Neste artigo encontra todas as dicas para que possa usufruir das compras de Natal sem stress e dentro do orçamento. Clique aqui.

Guia para compras de Natal sem dores de cabeça


É oficial: o Natal está a chegar. E não, não é só porque a Mariah Carey o assim anunciou. As rádios começam a passar músicas natalícias, as cidades enfeitam-se de luzes e o frio anuncia que o Inverno está à porta. A magia desta quadra sente-se de várias formas e os tradicionais presentes já estão na lista dos mais novos. Afinal de contas, convém planear com antecedência para que o Pai Natal tenha tempo de comprar tudo.

Sabemos que as semanas que antecedem o Natal são sempre de grande azáfama. Os centros comerciais enchem-se de pessoas, as filas acumulam nas lojas e o stress acaba por estar associado a um momento que devia ser vivido com tranquilidade.

A pensar em si, preparámos um artigo com algumas dicas para que possa usufruir das compras natalícias sem stress e dentro do orçamento. Vamos a isso?
 

Compras de Natal sem orçamento? Nem pensar!


Para garantir que as suas compras lhe vão deixar um sorriso e não uma dor de cabeça, defina bem o seu orçamento. Dívidas são de evitar e, para isso, nada como ser realista no dinheiro que pode gastar. Estabeleça prioridades, defina um valor para cada presente e não o ultrapasse.  A não ser que valha mesmo, mesmo a pena.

Listas, listas e mais listas: o planeamento é o seu melhor amigo nas compras de Natal


Definido o orçamento, comece a fazer listas. Comece pela lista de presentes: quantos vai comprar, qual o valor médio a gastar em cada um e o tipo de prenda (se é um perfume, um brinquedo ou uma peça de roupa). Pode fazer as tradicionais listas à mão ou usar o Excel, se lhe facilitar a vida. Não esquecer também as notas do telemóvel, que estão sempre à mão.

Planear é a palavra de ordem.  Além dos presentes, faça também listas de tarefas. Planeie a altura ideal para tratar das suas compras, os locais onde as vai realizar e os itens que não podem faltar, como o papel de embrulho ou os postais de Natal. Pode também fazer listas de tarefas especificas, para não se perder nos timings.

Como nem tudo se resume a presentes, começar a planear com antecedência a ceia e o almoço de Natal é também importante. Nada como deixar tudo no papel para não nos esquecermos de nada. Identifique tudo o que precisa: as quantidades, mediante o número de convidados, a data ideal para tratar de tudo e as compras de última hora. Há certos produtos que têm de ser deixados para o fim (ninguém quer comer um Bolo Rei com uma semana). Ainda assim, se puder poupar tempo com outros produtos, ótimo! Nas semanas que antecedem o Natal o tempo é precioso.

Resumindo, três listas importantes: presentes; tarefas e ceia / almoço de Natal.

Não saia de casa sem um plano

Como constatámos até agora, o planeamento de todas as suas tarefas e a listagem das compras são fundamentais. Mas, há algo muito importante também - saber quando e onde vai fazer as suas compras. Mediante os artigos a adquirir, defina os espaços onde tem de se dirigir. Pode fazer sentido ir a um centro comercial onde consiga comprar logo tudo ou, mediante os seus objetivos, planear todo um dia em diferentes locais. Se optar pelo comércio local, veja os espaços com mercados tradicionais e planeia a sua agenda de forma a conseguir visitá-los.
 

Trate das compras de Natal com antecedência

O ideal é começar a tratar das suas compras com antecedência, de forma a evitar a azáfama das últimas semanas de dezembro. As listas são uma excelente ajuda neste processo. Quando não temos bem noção do orçamento e do tipo de presentes, corremos o risco de ficar assoberbados. Quem nunca se viu perdido num centro comercial, a dias do Natal, à procura do presente ideal para a tia ou para a avó? De certeza que nesse momento pensou que devia ter tratado das coisas com mais calma, certo? Então este ano vamos a isso. Começar com antecedência ajuda-o a poupar tempo, dinheiro e dores de cabeça. 
 

Faça escolhas: compras online ou compras em lojas físicas

Uma das boas coisas dos dias de hoje são as compras online. Para quem tem pouco tempo (ou paciência) para andar a passear em lojas, esta é uma excelente opção. Confirme sempre os prazos de entrega para evitar chegar ao Natal sem presente e, também aqui, planeie. Além da entrega, confirme as avaliações dos clientes, as políticas de devolução e as taxas de entrega.

Promoções, queridas promoções… all i want for christmas is you

Estar atento a promoções pode ajudá-lo a salvar a sua carteira. Na época de Natal são muitas as marcas que fazem promoções. A Black Friday é um bom exemplo. Acontece na última sexta-feira de novembro e pode comprar artigos com descontos até 90%. Para garantir que os valores promocionais são reais, pode aceder a plataformas como o KuantoKusta para verificar os preços praticados. Assim, evita cair em estratégias de marketing falaciosas. Consulte aqui o nosso artigo para compras na Black Friday para estar a par de todas as dicas.
 

Pesquise e compare preços

Para poder poupar nas suas compras de Natal, faça sempre pesquisa pelos artigos em mais do que uma loja. Compare os preços, caso se trate do mesmo produto, ou avalie características, caso sejam produtos do mesmo segmento, mas diferentes. Por exemplo, se quiser oferecer um perfume específico, veja em diferentes lojas e compare preços. Se, por outro lado, quer oferecer um casaco, sem ser de uma marca específica, veja em diferentes lojas e compare as alternativas. Opte sempre pelo que tem a melhor relação qualidade / preço.

 

Escolha uma roupa confortável e seja o ninja dos centros comerciais

Se optou por fazer as suas compras em lojas físicas, tenha sempre em atenção a roupa e calçado que vai levar. Muitas vezes saímos de casa a encarar as compras de Natal como um bom passeio. E não deixa de o ser. Mas, quando andamos de loja em loja, podemos somar alguns quilómetros ao final do dia. Para garantir que não chega a casa completamente derrotado, opte por roupa e calçado confortáveis. Acredite que, embora não pareça, esta é uma dica fundamental para o seu bem-estar. Não queremos que compre qualquer coisa só para chegar a casa mais rápido. 😊

Inspire-se para oferecer os presentes de Natal perfeitos…para cada um

Se seguir todos estes passos e planear as suas compras com antecedência, terá oportunidade de oferecer presentes ajustados a cada pessoa. Presentes personalizados são sempre uma boa opção.
              

Aposte em experiências inesquecíveis

Nem todos os presentes têm de ser bens materiais. As experiências estão na ordem do dia e todos gostam de as receber. Massagens, vales de cinema, escapadinhas e vouchers para restaurantes ou workshops são sempre uma boa opção. Se conhecer bem a pessoa a quem vai oferecer, será mais fácil escolher a experiência ideal.


Ofereça presentes de Natal feitos por si

Outra alternativa muito popular e amiga do orçamento é a oferta de presentes feitos por si. Os famosos ‘Do It Yourself’ (DIY) ou ‘Faça Você Mesmo’ são sempre uma boa forma de marcar pela positiva. Aproveite os seus talentos e dê asas à imaginação. Seja um bordado, um desenho, pintura, peça de cerâmica ou até um arranjo de flores. São várias as opções, mediante os seus dotes criativos. 😊Deixamos-lhe aqui algumas inspirações do Pinterest.


Compras locais e produtos artesanais

Pode aproveitar também os mercados de Natal para oferecer produtos artesanais. Sabonetes feitos à mão, chás, velas, doces e compotas, flores e até chocolates. Não faltam opções. Desta forma, além de investir em produtos diferenciados e únicos, está também a ajudar os pequenos empresários e artesãos.


Animais de estimação, adote em vez de comprar

No Natal há muitas crianças que pedem de presente um animal de estimação. Os melhores amigos dos seres humanos são uma boa companhia e companheiros para a vida. Neste Natal, se estiver a ponderar fazer alguém feliz com um novo amigo, deixamos-lhe uma sugestão: adote em vez de comprar. Ao adotar um animal de estimação está a ter um impacto positivo muito significativo a vários níveis: está a ajudar os abrigos, que ficam com melhores condições para receber novos animais; está a ajudar o animal que adota, que irá ganhar um novo lar; e apoia também outros animais abandonados, que provavelmente terão condições de ser resgatados pelos abrigos. O maior benefício, ainda assim, é o destinatário deste presente, pois não há nada melhor que ter um companheiro para a vida. Visite os abrigos na sua área de residência, ou consulte plataformas como a ‘Adota-me’, onde pode fazer a pesquisa pela sua zona.
 

Tentámos, neste artigo, dar-lhe várias sugestões para que as compras de Natal sejam um momento de felicidade e não de agitação. Se planear tudo com antecedência e fizer compras personalizadas, de certeza que vai obter muitos sorrisos quando o Pai Natal chegar.

Sabemos que nem sempre é fácil gerir o orçamento nestes momentos. Para que possa comprar tudo o que deseja sem ter de mexer nas suas poupanças, temos um crédito pessoal ajustado às suas necessidades. Saiba tudo no nosso artigo ‘Como fazer um crédito pessoal rápido e sem complicações’. Boas compras. Ho Ho Ho!