Linha de Apoio: 800 50 60 66 das 9h00 às 19h00
Nossos Balcões

3 dicas para viajar para fora da zona Euro

2021-06-11
As férias estão a aproximar-se e está na hora de as planear e de viajar! Se ainda não o fez, a Unicâmbio ajuda-o com algumas dicas para que possa concretizar a viagem com que sempre sonhou.

3 dicas para viajar para fora da zona Euro 

As férias estão a aproximar-se e está na hora de as planear e de viajar! Se ainda não o fez, a Unicâmbio ajuda-o com algumas dicas para que possa concretizar a viagem com que sempre sonhou.

Apesar de a situação pandémica continuar a ser uma preocupação, a verdade é que o processo de vacinação no nosso país e na Europa já permite sonhar com viagens para destinos fora do continente europeu. Procure a sua viagem em sites seguros e com informação atualizada sobre a Covid’19, como a https://www.skyscanner.pt/

Se este é o seu caso, então está no sítio certo. Continue connosco e fique a saber o que deve fazer antes de reservar o seu voo e o seu hotel.

Dica 1 – Dinheiro para viajar: trocar euros pela moeda de destino.

Quando pensamos numa viagem de férias, sonhamos em locais diferentes daqueles a que estamos habituados. Seja qual for o destino da viagem, a primeira preocupação deve ser o dinheiro. Troco os meus euros antes ou já no destino das minhas férias? Posso fazer um empréstimo de baixo valor para ter umas férias mais desafogadas? Tenho de levar numerário ou posso levar o dinheiro todo num só cartão?

As respostas a estas perguntas são fáceis e encontra soluções para todas elas connosco. Ora veja.

Quanto dinheiro devo levar para a minha viagem?

Férias significam descanso, tranquilidade, dias sem preocupações, carregar energias para mais um ano de trabalho. Já se imaginou querer ir a um museu, viver aquela aventura radical ou comprar aquela recordação especial e pensar que devia ter levado mais dinheiro? Para não repetir nas férias as preocupações do dia-a-dia, opte por um crédito de baixo valor na Unicâmbio. Nós ajudamos no orçamento e a concretizar as férias de sonho.
 

Ao viajar levo dinheiro em numerário ou em cartão?

Nem só em dinheiro vivo, nem só em cartão. O ideal é levar o menor valor possível em numerário e o restante num cartão. Há caixas multibanco (ATM) em praticamente todas as cidades do mundo e quase todas as unidades hoteleiras dispõem de balcões onde é possível fazer o câmbio de dinheiro. O cartão Cash 4 Travel ajuda a resolver esses problemas e simplifica-lhe a vida em qualquer destino paradisíaco que escolher.
 

Devo trocar o dinheiro com antecedência ou posso fazê-lo no país de destino?

Não desperdice tempo, nem dinheiro, em filas de balcões de câmbio nas suas férias. Quem quer andar às voltas num aeroporto, à procura de um sítio onde trocar dinheiro? Trate de tudo antes de viajar, até porque poupa em taxas e comissões.

Sabia que pode reservar moeda estrangeira no conforto de sua casa? Veja aqui  como fazer e aproveite as férias para fazer tudo aquilo que sempre sonhou.
 

Dica 2 – Preparar a viagem: o que não pode faltar!

É comum dizer-se que planear é a melhor forma de estar preparado para um imprevisto. É por isso que deve fazer com antecedência uma checklist de tudo o que vai precisar nas férias. Não tenha problemas em fazer uma lista, como as das compras do supermercado. São muito úteis e asseguram que não se esquece, por exemplo, do adaptador de tomadas, do protetor solar ou do indispensável repelente de mosquitos!

Defina um itinerário para desfrutar ao máximo!

Aproveitar ao máximo os dias de férias deve ser a grande prioridade. Se prefere passar as manhãs na praia e as tardes na piscina, sem grandes preocupações, então já tem os dias preparados. Mas reserve sempre um ou outro dia para conhecer a cultura do país que o está a receber.

Defina um itinerário de pontos de interesse e siga-o de forma tranquila, com horários flexíveis para poder desfrutar de tudo o que o rodeia.
 

Ver a meteorologia para evitar levar a roupa errada na viagem!

Quer viaje no verão ou no inverno, procure verificar sempre as previsões meteorológicas do destino que escolheu. Não há nada pior do que perceber que se escolheu a roupa errada ou que, afinal, até se previa chuva para aquela semana de praia e piscina.

Outro pormenor a ter em conta é o calçado. É fundamental estar preparado para o que vai encontrar. Embora não seja aconselhável, pode sempre arriscar e percorrer de chinelos um trilho até uma praia paradisíaca.
 

Gastronomia local: saber onde quer ir!

As férias são um excelente alimento para a mente, mas não se esqueça de provar a gastronomia local. Depois de escolher o país onde vai de férias, procure conhecer o que vai poder comer.

Existem diversas formas de saber o que outros viajantes pensam e quais os restaurantes recomendados e aqueles que devem ser evitados a todo o custo. O Tripadvisor  www.tripadvisor.pt é dos mais utilizados, com milhões de utilizadores pelos quatro cantos do mundo.
 

Dica 3 - Segurança em primeiro lugar durante toda a viagem!

Quando vamos de férias queremos ir descansados. Descansados com o que vamos encontrar no destino, mas também com o que deixamos para trás. Há um conjunto de medidas que pode e deve adotar antes de embarcar para ter umas férias seguras.

Tenha em conta que as férias são suas e só a si dizem respeito. Durante o período em que está fora de casa, procure respeitar algumas indicações das forças de segurança como a PSP ou a GNR. (Inserir link para https://veraoseguro.mai.gov.pt/Pages/Home.aspx)

Ter sempre uma lista dos números de assistência local.

Seja qual for o destino, não se esqueça de fazer o seguro de viagem. É ainda mais importante quando viajamos para países fora do espaço europeu.

Apesar de a maioria das unidades hoteleiras estarem preparadas para dar resposta às situações mais comuns, nunca é demais ter sempre consigo alguns contactos. Peça-os junto do seu operador turístico.
 

Partilhar o roteiro com familiar.

Ir de férias é sempre um momento muito esperado e é natural querer partilhá-lo. Faça-o apenas com um número restrito de pessoas, de preferência familiares ou então um vizinho de confiança. Evite partilhar nas redes sociais que vai estar fora de casa durante um determinado período, pois nunca se sabe quem está a ver ou a ler a sua publicação.

Outro pormenor importante, muitas das vezes esquecido quando se viaja para países fora do espaço europeu, é alertar os consulados ou as embaixadas de Portugal. Se estiver numa situação de aflição ou se algo grave acontecer terá sempre a quem recorrer. 
 

Onde guardar o dinheiro durante a viagem?

Evite ter quantias elevadas de dinheiro em numerário. Separe-o e procure ocultá-lo em bolsas ocultas, roupa interior ou cinto específicos para guardar dinheiro.

O melhor que tem a fazer é usar cartões Unicâmbio  https://www.unicambio.pt/pt/editorial/cartao-pre-pago-e-viagens-tudo-o-que-precisa-de-saber/ pois em caso de roubo ou extravio consegue recuperar o dinheiro com segurança e tranquilidade.